Na última sexta-feira, 7, alunos da rede municipal de ensino participaram do projeto 'Leitura para Cidadania - modalidade Livro Vivo'. O evento realizado pela livraria Paulus, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (Semed) e a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), aconteceu na Biblioteca Pública Epifânio Dória e contou com a entrega de kits contendo livros de literatura infantil e infanto-juvenil.
Além da entrega de kits, os espaços da biblioteca foram reservados para realização de oficinas com o objetivo de incentivar a imaginação das crianças e o gosto pela leitura através da contação de histórias. "O objetivo é proporcionar às crianças um momento lúdico e prazeroso. Além de entregar os livros, queremos fazer com que eles se encantem e sintam prazer com a leitura", comentou a diretora da biblioteca, Sônia Carvalho.
De acordo com o técnico da coordenadoria de projetos da Semed, Eduardo Machado, é de extrema importância que os alunos criem o hábito da leitura. "Com as inovações tecnológicas, as crianças acabaram dando preferência aos jogos eletrônicos e deixando de lado os livros. A doação de kits de leitura reverte esse quadro, no momento em que insere a criança no mundo mágico dos livros", contou.
Para Maria José Feitosa, suporte pedagógico da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor Diomedes Santos Silva, localizada no bairro Santo Maria, o projeto faz com que as crianças vivenciem novas experiências. "Estar em uma biblioteca para participar de atividades que envolvam leitura, contação de histórias e recreação significa um grande momento de lazer para estes alunos, pois eles se sentem muito mais motivados para usar os livros", disse.
Com apenas 9 anos de idade, a aluna da Emef Diomedes Santos Silva, Natália Alves, se encantou com as histórias infantis. "É a primeira vez que venho à biblioteca e já achei muito divertido. O que mais gostei foi poder ganhar livros, ouvir belas histórias e conhecer as meninas vestidas como as princesas das lendas", falou.
Capacitação
Com o objetivo de contribuir para a formação do professor e da promoção de ações pedagógicas, no mês de setembro, cerca de 140 profissionais da educação foram capacitados através de atividades do projeto. Apresentando dinâmicas de como utilizar o livro em sala de aula, a capacitação utilizou como estratégia principal a leitura de clássicos infantis, aliada a ações pedagógicas e atividades culturais na escola.
Projeto
‘Livro Vivo - Leitura para a cidadania' é uma iniciativa da Livraria Paulus, em parceria com Semed, Secretarias de Estado da Cultura (Secult) e da Educação (Seed). O objetivo do projeto é consolidar o hábito da leitura, tido como um fator de desenvolvimento pessoal e social da comunidade, especialmente de estudantes do 2° ao 5° ano do ensino fundamental.